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segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A Geração YZ e o varejo

Dentro dos estudos sobre o comportamento do consumidor, muito se diz sobre o impacto que a geração Y já vem afetando a maneira como atendemos ou vendemos no ponto-de-venda.
Você sabe o que é a geração Y? De uma maneira mais genérica especialistas ainda discutem se seriam os nascidos entre o final dos anos 70 e os anos 80, sendo sucedidos pelo o que chamam de geração Z, com os nascidos a partir dos anos 90.
Mas o que isso tem a ver com o modo como operamos nossos pontos-de-venda?
De certa maneira, essas gerações viveram grandes revoluções tecnológicas e hoje são muito mais informatizadas e informadas do que qualquer outra geração, onde o ritmo de informação fica cada vez maior e mais difícil de se acompanhar.
Um bom exemplo do impacto dessas novas gerações é o modo como a “informação” nas redes sociais mudou nos últimos tempos. Se antes as redes eram vistas apenas como uma oportunidade, hoje estar nas redes significa poder monitorar e se defender do que possivelmente estejam falando sobre sua marca.
Um exemplo desse novo modelo comportamento é o caso do jovem comprando um novo modelo de tênis.
Por mais que tenha visto um anuncio interessante, tenha entrado em sua loja e até mesmo testado e aprovado o produto, por muitas vezes, opta por não comprar na loja. Mas por quê?
Sabendo que o produto em si não vai mudar, e que testou e aprovou o produto, corre para a Internet para pesquisar e encontrar o menor preço.

Agora, como mudar essa situação?
Uma maneira é buscar criar a chamada “sensação de oportunidade única”. Um preço ou promoção que dure pouco tempo e que tenha caráter de “imperdível”, pode ser uma boa alternativa.

Outra maneira, mais duradoura, é envolvendo-se e buscando envolver seus clientes. Quanto maior o envolvimento ou a satisfação na experiência de compra, melhor para o seu resultado de vendas.

Busque criar ambientes de venda interativos adequados ao lifestyle de seu cliente.



Merchandising e muita criatividade!!!!



Um comentário:

Equipe UCB Blog disse...

Bom dia,

eu acredito que seja possível contabilizar isso como horas de atividades complementares. Mas, é necessário que você entre em contato com o seu coordenador e verificar com ele, dentre algumas questões, dependerá também se você já era matriculado no curso quando realizou essas tarefas. Veja com ele, pois ele atribuirá a quantidade de horas para cada atividade e saberá informar com mais detalhes de possíveis outras tarefas que valerá também.

Qualquer dúvida sobre contatos de seu coordenador, mande um recado ou comentário que retornarei com e-mail e telefone. Para isto, informe curso e nome do coordenador.

Att,